
A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta terça-feira (5/3), a Operação Ossos de Vinha, para desarticular esquema de venda de produtos importados sem as devidas declarações e tributações, comercializados em plataformas digitais.
As mercadorias eram enviadas a compradores em grandes centros comerciais, como Rio de Janeiro e São Paulo, que adquiram os produtos, principalmente, por meio de plataformas digitais.
Policiais federais cumprem seis mandados de busca e apreensão nos municípios de Muçum (RS), Guaporé (RS), Jaguarão (RS) e Gravatal (SC), outras 12 medidas cautelares substitutivas da pr1são preventiva, além de decretos judiciais de sequestr0 de veículos e imóveis e o bloqueio de valores depositados em contas dos investigados e de empresas.
A operação teve início em outubro de 2021, após a apreensão de uma carga de bebidas, realizada na BR-471, em Pantano Grande (RS). Diligências indicam que o grupo cr1minoso era responsável pela comercialização de bebidas e de outros produtos de origem estrangeira, como televisores e aparelhos de ar-condicionado, trazidos da Argentina e do Uruguai.