
Começa nesta sexta-feira (30) e vai até o dia 3 de outubro a propaganda eleitoral gratuita. Campos tem sete candidatos a prefeito, mas apenas cinco terão direito a tempo de propaganda. As emissores de TV e rádio terão 10 minutos diários de programa eleitoral. Já os candidatos a vereador, são apresentados em inserções no decorrer da programação.
De acordo com a divulgação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), O prefeito Wladimir Garotinho (PP), candidato à reeleição, terá o maior tempo, sua propaganda terá 4 minutos e 54 segundos, e ele também terá 1.442 inserções ao longo da programação.
A candidata que tem o segundo maior tempo, é a Delegada Madeleine (União Brasil), com 2 minutos e 42 segundos de programa. Ao longo da programação ela terá 795 inserções.
O candidato do PT, Professor Jefferson Azevedo, tem 1 minuto e 38 segundos e 484 inserções ao longo da programação.
Fabrício Lírio (Rede), tem 27 segundos e 133 inserções.
Raphael Thuin (PRC) tem 86 inserções e não terá espaço no bloco de propaganda.
Os programas de rádio e TV tem duração de 10 minutos e são veiculados de segunda a sábado, na TV, das 13h às 13h10min e das 20h30min às 20h40min. No rádio, das 7h às 7h10min e das 12h às 12h10min.
Cálculo de tempo
Espaço a que cada candidato tem direito é calculado automaticamente, por meio de ferramenta do TSE, com base nos partidos que integram as coligações. O critério para a divisão é o número de deputados federais das legendas.
A divisão ocorre assim: 90% distribuídos proporcionalmente ao número de representantes que o partido tenha na Câmara dos Deputados, considerados, no caso de coligação para eleições majoritárias, o resultado da soma do número de representantes dos seis maiores partidos que a integrem. Os outros 10% devem ser distribuídos de forma igualitária.
