
A partir desta segunda-feira (22/5), moradores do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, que ficam entre Copacabana e Ipanema, na Zona Sul carioca, vão ganhar uma sala do projeto Cine Pipoca Funarj, dentro do Centro de Referência da Juventude que atende as duas comunidades. A inauguração contará com a exibição do filme “Um Time Show de Bola (2013)” para crianças, estudantes do Ciep Presidente João Goulart e autoridades. A iniciativa é uma realização do Governo do Rio, por meio da Fundação de Artes do Rio de Janeiro (Funarj) e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Sececrj).
Com direito a pipoca e refresco durante a exibição dos filmes, a nova base do Cine Pipoca Funarj, que já conta com uma sede no Jacarezinho, é uma parceria com a Secretaria de Estado de Juventude e Envelhecimento Saudável, que cedeu o espaço. Serão 150 lugares, e as sessões acontecerão sempre às sextas-feiras, às 18h30, e aos sábados, às 16h, com filmes infantis e infantojuvenis.
De acordo com Jackson Emerick, presidente da Funarj, o projeto é destinado à difusão cinematográfica e à formação de plateia.
– A oportunidade de inclusão dos moradores das comunidades visa o acesso à cultura de qualidade, visto que muitos jamais tiveram acesso às salas de cinema. O espaço de ampla comunicabilidade e cultura constitui um eficaz instrumento de divulgação e multiplicação de mensagens, assim como funciona como instrumento de inclusão – explica Emerick.
Segundo o secretário estadual de Juventude e Envelhecimento Saudável, Alexandre Isquierdo, a inauguração desta sala de cinema é um marco importante para a comunidade do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo.
– Por meio da colaboração entre as secretarias e do apoio do Governo do Estado, estamos determinados a continuar nosso trabalho para garantir que mais projetos culturais alcancem todas as comunidades do Rio de Janeiro. Que essa sala de cinema seja inspiração e diversão para todos – comenta Isquierdo.
Desde setembro de 2022, o Cine Pipoca Funarj leva filmes infantojuvenis para crianças e adolescentes em sessões duplas, sempre às sextas (18h30 e 20h30) e aos sábados (16h e 18h30) no Jacarezinho, Zona Norte do Rio. Neste período, o público foi de 5.732 crianças/adolescentes em 94 sessões. Foram 48 filmes exibidos.