
Um projeto de lei aprovado na Câmara de Vereadores de Campos na última terça-feira (10) acendeu um sinal de alerta para o Sindicato dos Profissionais Servidores Públicos Municipais (Siprosep). O PL foi aprovado pela maioria dos vereadores e agora segue para sanção do prefeito Wladimir Garotinho (PP).
De autoria do vereador Anderson de Matos (Republicanos), o projeto altera a Lei Municipal nº 9.087, de 16 de setembro de 2021. Com isso, fica proibido o desconto direto da contribuição sindical na folha de pagamento dos servidores municipais ativos e aposentados.
Por meio de suas redes sociais, o Professor Jefferson, ex-reitor do Instituto Federal Fluminense (IFF), alertou para os impactos que o projeto pode causar. De acordo com Jefferson, a proposta ameaça ações trabalhistas, aposentados que dependem do plano de saúde e o tão esperado reajuste salarial.
“Basta de ataques aos servidores municipais! Destruíram a PreviCampos, agora querem calar o Siprosep. Esse projeto da base governista irá prejudicar a todos. Esse mesmo governo mandou um orçamento para 2026 sem reajuste. A defasagem pode chegar a 40%! É um projeto covarde”, disse.