A Secretaria de Defesa do Consumidor do Estado e o Procon suspenderam a venda de ingressos da Outsider Tours e a publicidade e oferta da venda de pacotes para a final da Libertadores, entre Flamengo e Palmeiras, no próximo sábado (29), em Lima, no Peru.
Segundo as instituições, a medida foi tomada por indícios de fraude e publicidade enganosa, e será válida até que a empresa e seu sócio, Fernando Sampaio de Souza e Silva, comprovem documentalmente a regularidade e autenticidade dos ingressos.
A empresa enfrenta problemas na Justiça desde 2022, com mais de 600 processos espalhados pelo Brasil. Entre as principais reclamações dos consumidores da empresa na última semana, estão:
- Não entrega de ingressos, passagens ou hospedagens contratadas.
- Cancelamentos unilaterais sem justificativa.
- Ausência de restituição dos valores pagos.
Em comunicado do dia 17 de novembro, a Conmebol declarou não reconhecer qualquer acordo com a empresa e questionou a autenticidade dos ingressos oferecidos pela Outsider. O número de reclamações no site Reclame Aqui, que recebe denúncias contra empresas e serviços, aumentou desde o dia 18 e se intensificou ainda mais a partir do último domingo (23).
Segundo o documento do Procon, a empresa tem 24 horas para se manifestar, além de ser obrigada a apresentar um relatório econômico dos últimos três meses.
A Secretaria de Defesa do Consumidor do RJ, além disso, também solicitou à Meta (responsável pelo Instagram e Facebook) que suspenda o site e as redes sociais da empresa.
Segundo Gutemberg Fonseca, a medida foi tomada após diversas reclamações contra a empresa feitas na secretaria.
Em julho deste ano, a pasta também pediu que a Delegacia do Consumidor (Decon) abrisse uma investigação após diversas reclamações sobre a Outsider e o sócio, Fernando Sampaio de Souza e Silva. Ele foi indiciado pela Polícia Civil por estelionato em dois inquéritos.
Atualmente, a Delegacia do Consumidor tem três inquéritos em andamento contra Fernando por estelionato e crimes contra as relações de consumo.
*Com informações do G1







