
Cerca de oito meses após o lançamento do projeto nomeado “Retrofit 4.0”, os comerciantes do Centro de Campos ainda esperam a tão sonhada revitalização na área. Em contato com a reportagem do Manchete RJ, o presidente da Associação Industrial e Comercial (ACIC) de Campos, Fernando Loureiro, alegou que após diversas reuniões com o poder executivo, o projeto chegou a ser apresentado, mas por enquanto está “só no papel”.

“Não vimos efetivamente a atuação. Estamos reivindicando para que isso aconteça o mais rápido possível. Todos comerciantes da área central, e a população num todo, está interessada em ver esse Retrofit sendo colocado em prática: a modificação da melhora das praças, iluminação.”
disse Fernando.
A iniciativa do projeto Retrofit 4.0 começou a ser implantada no dia 20 de junho com a abertura de cadastro para adesão de comerciantes e empresários interessados em participar. Na época, o secretário municipal de Planejamento, Mobilidade e Meio Ambiente, Cláudio Valadares, alegou que a ação irá “dinamizar o comércio, a moradia no centro, as atividades culturais e artísticas, o paisagismo com novas praças e áreas verdes buscando priorizar a qualidade de vida neste novo espaço”.
Todavia, seis meses após a fala do secretário, ainda não houve a revitalização necessária e prometida no Centro de Campos. No dia 08 de dezembro de 2023, um “novo projeto”, mais completo, foi apresentado ao setor produtivo. Mas as obras de modernização esperadas pelos comerciantes, não tiveram andamento com ações aprimoradas.



Pontos que necessitam de melhorias
Ainda durante a entrevista ao Manchete RJ, o presidente da ACIC levantou pautas que preocupam a população, como a quantidade de moradores de rua que circulam no Centro e o transporte público.
Precisam ver uma forma de conduzir os moradores de rua, que tanto impactam o comércio e amedrontam a população que frequenta a área central. Temos que ver isso pelo lado humanitário, mas também de quem investe, de quem oferece oportunidade de trabalho a quem quer trabalhar. O transporte também impacta demais. Ônibus de baixa qualidade, que não cumpre o horário.”
ressaltou.
Com relação a iluminação pública e câmeras de segurança, Fernando Loureiro cobrou agilidade da Prefeitura. Neste caso, alguns serviços já foram iniciados, mas a aprimoração das obras não está sendo vista pelos comerciantes.
O Manchete RJ solicitou um posicionamento da Prefeitura de Campos a respeito do assunto. No entanto, o poder executivo se posicionou em um sentido contrário do que está sendo visto pelos comerciantes.
Em nota, a Prefeitura informou que nesta terça-feira (27), foi realizada “uma reunião com gestores de diversos órgãos para alinhar as ações que envolvem a fase final das obras e a implementação de serviços a partir da entrega dos espaços revitalizados, como ordenamento do trânsito, posturas, iluminação, paisagismo, serviço especial de limpeza e de segurança”. A Prefeitura de Campos alegou que ainda não se fala em prazo final.