
Em contato com a reportagem do Manchete RJ, a Prefeitura de Guarapari, município localizado no litoral do estado do Espírito Santo, negou que houve surto de virose na cidade na virada do ano. Na segunda-feira (6), o Manchete RJ recebeu diversas queixas de campistas que se sentiram mal após estadia na praia capixaba.
Leitores relataram os seguintes sintomas: tosse, febre alta, diarreia e dor no estômago. Os turistas que frequentam a praia de Guarapari reclamam da má estrutura do local para comportar diversos visitantes, e uma das grandes críticas feitas por eles refere-se à má qualidade da água distribuída na região.
Confira o posicionamento da prefeitura na íntegra:
A prefeitura de Guarapari por meio da Secretaria Municipal de Saúde informa que na última semana de dezembro 73 casos de gastroenterite foram registrados no município, já na primeira semana de janeiro, 23 casos. O que não caracteriza situação de surto. Neste período é comum o aumento no número de casos de gastroenterite, o que não aconteceu até o momento. A secretaria de saúde reforça que tanto fatores ambientais como comportamentais, contribuem para o crescimento de casos, como a exposição a alimentos e água contaminados. Orienta-se, em casos de vômito e diarreia, a ingestão de líquidos em abundância para evitar a desidratação. Caso os sintomas sejam persistentes procure uma unidade de saúde do município.