O Ministério da Saúde implementou, na manhã desta segunda-feira (19), um sistema de automação responsável por enviar mensagens a pais e responsáveis por crianças e adolescentes identificados com pendências ou atraso vacinal.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) orienta que, ao receber a notificação, as famílias procurem a unidade de saúde mais próxima ou o Centro Municipal de Imunização para atualização da caderneta vacinal.
A iniciativa tem como finalidade apoiar as salas de vacinação de todo o país no que diz respeito à adesão às imunizações, além de ampliar a aproximação com a população. É importante destacar que as mensagens são emitidas diretamente pelo Governo Federal e podem ocorrer por motivos diversos, como vacinas realmente atrasadas ou doses já aplicadas, mas ainda não lançadas no sistema.
“Essa é uma estratégia do Ministério da Saúde para orientar os pais sobre os calendários de vacinação e os casos de atraso vacinal. Como todas as informações sobre vacinação são atualmente integradas à Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), o Ministério da Saúde tem acesso aos dados das crianças dentro da faixa etária para cada vacina. Caso uma vacina não conste no banco de dados do Ministério, uma mensagem automática é enviada. Essa ação, promovida pelo Ministério da Saúde, visa apoiar os municípios e lembrar os pais sobre as vacinas pendentes de seus filhos”, explica o coordenador do Programa Municipal de Imunização (PMI), Leonardo Cordeiro.
A estratégia visa promover maior acesso e adesão da população ao Sistema Nacional de Vacinação.
*Com informação da Prefeitura de Campos





