
Cerca de 200 permissionários de vans que circulam em Campos podem realizar uma paralisação geral a qualquer momento. O motivo é o atraso no pagamento do subsídio de óleo diesel pela Prefeitura de Campos, o que tem causado problemas financeiros aos profissionais. Uma reunião será realizada no Instituto Municipal de Trânsito e Transportes (IMTT) às 10h30. Caso o problema não seja resolvido, a greve pode ocorrer ainda esta semana.
Em contato com o Manchete RJ, uma fonte, que preferiu não se identificar, afirmou que os atrasos somam cerca de seis semanas. E não são apenas as vans que estão com o pagamento em atraso; os ônibus também enfrentam pendências, e alguns empresários estão estudando aderir à paralisação.
O subsídio de óleo diesel é atualizado semanalmente por meio de cartão, mas nas últimas duas semanas não foi repassado, além de já haver outros quatro atrasos acumulados este ano, o que culminou na revolta da categoria.
Outro ponto de preocupação para os permissionários é o futuro da classe. Em 2025, por meio do PAC Seleções, as vans com capacidade para até 15 passageiros serão substituídas por micro-ônibus. Contudo, segundo a fonte ouvida pela reportagem, a conta não fecha, pois atualmente são 200 permissionários, e apenas 120 novos micro-ônibus estarão disponíveis para circular no município.
A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Campos solicitando um posicionamento sobre o caso, mas até o fechamento desta matéria não obteve resposta.