
Algumas localidades de Campos amanheceram sem vans nesta segunda-feira (17) devido ao atraso no pagamento do subsídio tarifário por parte da prefeitura. Com as dívidas acumuladas pelo Poder Executivo, os permissionários do Setor C, que atendem Santo Eduardo, Santa Maria, Mutuca via Divisa, Morro do Coco, Vila Nova, Murundu, Palmares e Conselheiro Josino, suspenderam o serviço.
Em 2024 outros setores ameaçaram parar após episódios de atraso do pagamento do subsídio de óleo diesel, algumas manifestações chegaram a ser realizadas, mas foram contornadas posteriormente.
O responsável pelo Setor C, Jefferson Henrique, afirmou que os permissionários já estão quase dois meses sem o apoio financeiro para manter o serviço. Os altos custos diários de operação, como combustível e manutenção, tornaram a circulação normal da frota inviável. Ainda segundo Jefferson, a paralisação só não foi de 100% para não prejudicar a população.
A reportagem do Manchete RJ entrou em contato com a Prefeitura de Campos solicitando um posicionamento sobre a paralisação. Em nota enviada às 11h56, obtivemos a seguinte resposta:
O Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) esclarece que não existe atraso por parte do órgão, que realiza o pagamento a partir de relatório encaminhado por uma empresa contratada pelos permissionários de vans para a bilhetagem.
O documento foi encaminhada ao IMTT somente na última terça-feira (11), quando foi iniciado o procedimento para o pagamento, que está cumprindo normalmente o cronograma.
O Instituto Municipal de Trânsito e Transporte informa que quanto antes a Riocard encaminhar seus relatórios, mais rápido será iniciado o cronograma de pagamento.”