
Nesta quarta-feira, 1º de janeiro, os prefeitos eleitos e reeleitos no Estado do Rio de Janeiro serão oficialmente empossados, marcando o início de seus mandatos para o período de 2025 a 2028. O Norte Fluminense, região que concentra importantes municípios, carrega demandas estratégicas para o desenvolvimento econômico e social do estado.
Os desafios dos gestores eleitos ou reeleitos vão desde a geração de emprego até o fortalecimento de serviços públicos, especialmente em saúde, educação e infraestrutura.
Campos dos Goytacazes, o maior município da região, empossa novamente Wladimir Garotinho, que tem como um dos maiores desafios vencer a dependência histórica dos royalties de petróleo, para isso é necessário diversificar a economia local e investir em políticas que atraiam novas indústrias.
Em Macaé, cidade reconhecida como a “capital do petróleo”, o prefeito reeleito reforçou seu compromisso com a modernização da gestão pública e com a criação de alternativas econômicas para reduzir a dependência do setor de óleo e gás. Além disso, questões como mobilidade urbana e educação técnica para jovens em áreas industriais continuam no topo da lista de prioridades.
Em São João da Barra, cidade que abriga o Porto do Açu, um dos maiores complexos portuários do Brasil, o desafio é alinhar o crescimento econômico ao desenvolvimento social, garantindo que os benefícios do empreendimento cheguem à população local, especialmente em áreas mais vulneráveis.Quissamã elegeu o prefeito Marcelo Batista, que foi vice-prefeito na chapa da agora ex-prefeita Fátima Pacheco.
Em São Francisco de Itabapoana, a prefeita eleita, que toma posse é a ex-vereadora Yara Cínthia, apoiada pela agora ex-prefeita Francimara Azeredo.
Cardoso Moreira reelegeu e dá posse a prefeita Geane Vincler. Em Conceição de Macabu, toma posse o prefeito eleito Valmir Lessa.
No município de São Fidélis, toma posse o prefeito José Willian. E em Carapebus, toma posse o prefeito eleito Bernard Tavares.