
O prefeito de Nova Friburgo, Johnny Maycon (PL-RJ), viveu momentos de tensão na madrugada desta sexta (13), ao buscar abrigo em um bunker na cidade de Kfar Saba, em Israel. Ele está no país em missão oficial ao lado do Prefeito de Macaé, Welberth Rezende (Cidadania), onde iniciariam uma série de visitas voltadas ao conhecimento de métodos tecnológicos aplicados à gestão de cidades.
Segundo o próprio prefeito, que conversou com a GloboNews, o alarme de emergência soou por volta das 3h da manhã. “Não ouvi o celular porque deixo no silencioso, mas escutei gritos no corredor. Quando vi a notificação de emergência extrema, corri para o bunker”, contou. Ele estava acompanhado de outras 18 pessoas.
Após o primeiro alerta, o grupo chegou a sair do abrigo, mas precisou retornar 40 minutos depois. “A tensão é muito alta. Nunca vivi algo assim”, relatou o prefeito, que compartilhou nas redes sociais o alerta recebido: “Ao receber um alerta, entre em uma área protegida e permaneça até nova instrução”.
A viagem oficial seguiria até 20 de junho, mas diante da instabilidade, o grupo tenta retornar ao Brasil. Segundo Johnny, o Aeroporto de Telaviv está fechado, e o Itamaraty já foi acionado.
Ataque de Israel contra o Irã
Na mesma madrugada, as Forças de Defesa de Israel lançaram uma ofensiva contra alvos nucleares no Irã. O ataque matou o chefe da Guarda Revolucionária, Hossein Salami, o chefe das Forças Armadas, Mohammad Bagheri, e dois cientistas nucleares.
Em pronunciamento gravado, o premiê Benjamin Netanyahu afirmou que a ofensiva visa deter a “ameaça à sobrevivência de Israel” e garantiu que os ataques continuarão “pelo tempo necessário”. Em resposta, o Irã lançou mais de 100 drones contra Israel, aumentando ainda mais a tensão. A população foi orientada a permanecer próxima de abrigos e evitar áreas abertas.
*Com informações do g1