
A segurança da 40ª ExpoAgro de São Francisco de Itabapoana, que acontece entre os dias 11 e 14 de setembro no Parque de Exposições de Praça João Pessoa, será uma das prioridades da prefeita Yara Cinthia. O objetivo é garantir a proteção de todos, além de propiciar um clima de tranquilidade durante o evento, que deve ter recorde de público este ano.
Para garantir a segurança da exposição agropecuária, a Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil criou um planejamento especial para o evento. Mais de 300 homens e mulheres estarão responsáveis pela segurança no parque de exposições, que também terá monitoramento com câmeras de reconhecimento facial de alta definição. Um trailer da Polícia Militar será instalado dentro do parque
De acordo com informações da empresa de segurança privada contratada para o evento, as equipes estarão se revezando 24 horas por dia nos quatro dias do evento. O efetivo será distribuído estrategicamente no interior do parque de exposições, atuando na segurança, além de revista pessoal com detector de metais nas entradas do público.
Também estarão atuando 30 homens e mulheres da Guarda Civil Municipal, 20 agentes da Empresa Municipal de Trânsito (EMTRANSFI), quatro agentes do Departamento de Postura e homens e viaturas da Polícia Militar. Também estarão presentes no parque uma brigada de bombeiros civil, além de ambulâncias da Prefeitura.
Para os quatro dias do evento, serão instaladas em todo o parque 70 câmeras de alta definição, distribuídas em pontos sensíveis, além de câmeras de reconhecimento facial com inteligência artificial nas entradas de pedestres, registrando os rostos do público para fins de segurança e controle.
A 40ª ExpoAgro é uma realização da Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, e conta com o apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional do Interior, Pesca e Agricultura Familiar; Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Secretaria de Estado de Turismo; Governo do Estado do Rio de Janeiro; Pesagro-Rio; Emater-Rio; e Sicoob.
*Com informações da Secom