
O velho clichê “o jogo só acaba quando termina” ajuda a resumir o tabuleiro eleitoral de Campos nos últimos dias. Se anteriormente a reeleição de Wladimir Garotinho era dada como certa no 1º turno por ele e seus pares, agora a eleição em outubro ganha um novo cenário com as pré-candidaturas de oposição.
Recentemente, a Delegada Madeleine (União Brasil), Jorge Magal (Solidariedade) e o deputado estadual Thiago Rangel oficializaram que são pré-candidatos a prefeito de Campos. O xadrez ainda pode ganhar mais uma peça: a deputada e ex-prefeita de São João da Barra, Carla Machado (PT).
Delegada Madeleine
Debutante na política, a delegada teve sua pré-candidatura lançada em um mega-evento do União Brasil, partido o qual ela irá representar. Madeleine é uma aposta do presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar, e tem a “bênção” do governador Cláudio Castro.
Mulher, conservadora, evangélica, pregadora motivacional, antiaborto, esposa, mãe, patriota e delegada são algumas das credenciais.
Jorge Magal
Vereador em Campos por cinco mandatos e com nome conhecido em Guarus, Jorge Magal aposta suas fichas no forte reduto eleitoral que tem no subdistrito. O lançamento da pré-candidatura pelo Solidariedade foi divulgado em primeira mão em entrevista ao Manchete Podcast, comandado por Arnaldo Neto.
Thiago Rangel
Conhecido nos bastidores por ser um político de grande força eleitoral, Thiago Rangel teve uma rápida ascensão na política. Logo na sua primeira eleição, em 2018, como vereador em Campos, Thiago foi eleito com 2.755 votos. Dois anos depois, ele alçou voos mais altos e foi eleito deputado estadual com 31.175 votos, sendo o terceiro deputado mais votado no município.
Na noite de terça-feira (3), ele surpreendeu e lançou seu nome como pré-candidato à prefeito de Campos. Em foto ao lado do presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar, Rangel garantiu que sua pré-candidatura representa renovação e afirmou que não existe eleição ganha antes dos votos.
Carla Machado
Deputada estadual mais votada em Campos nas últimas eleições e quatro vezes eleita prefeita em São João da Barra, onde teve gestões de destaque, Carla Machado pode ser mais uma peça no tabuleiro das eleições campistas. O TRE julga na quinta-feira (4) se ela pode ser candidata este ano.
Com o tabuleiro ganhando forma, o pleito eleitoral na planície goitacá começa a ganhar contornos interessantes para a democracia. Se antes era certo o samba de uma nota só, agora os eleitores podem ter um cardápio robusto e variado para votar. A ver os próximos capítulos desse jogo de xadrez.