A Executiva Nacional do Progressistas (PP) aprovou, nesta terça-feira (18), a formação de uma federação partidária com o União Brasil. O anúncio foi feito pelo presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira (PI), em suas redes sociais. A decisão tem forte repercussão no cenário político em Campos dos Goytacazes, já que o prefeito Wladimir Garotinho (PP) e o presidente estadual do União Brasil e da Alerj, Rodrigo Bacellar, foram por diversas vezes adversários. No Estado, PP e União fazem parte do mesmo bloco.
A reunião foi convocada para consultar a Executiva Nacional do PP, que deu aval unânime para que a presidência do partido prossiga com as tratativas. Segundo Ciro Nogueira, a fusão tornará a federação o maior grupo político da Câmara dos Deputados, com 109 parlamentares, além de 13 senadores.
Em Campos, a decisão adiciona um novo elemento à política local, uma vez que Rodrigo Bacellar e Wladimir Garotinho poderão estar juntos nesta composição. Inclusive, tudo indica que a liderança da Federação no Rio estará com Bacellar, considerado o nome mais forte do grupo para disputar o governo do Estado em 2026.
30 Prefeituras — Juntos, União Brasil e PP contam com 30 Prefeituras no Estado do Rio, seguidos pelo PL, com 22 Prefeituras.