
Nesta semana, o tão aguardado Outback foi inaugurado em Campos dos Goytacazes, com uma franquia no Partage Shopping. Com um investimento de cerca de R$ 5 milhões, a expectativa é de que o restaurante australiano seja um grande sucesso na cidade — e que não se torne mais uma das grandes marcas que entram e saem do município.

KFC, Habib’s, Bob’s, Walmart, Extra, Leader, Sendas, Domino’s Pizza e até a Coca-Cola são algumas das empresas de peso que chegaram como grandes novidades, mas, com o tempo, perderam o apelo e encerraram suas atividades em Campos. O Bob’s ainda chegou a retornar à cidade com uma franquia no Guarus Plaza Shopping; porém, as demais não voltaram.




Maurício Cabral, presidente da Associação Comercial e Industrial de Campos (ACIC), aponta fatores como a alta carga tributária, os custos operacionais, a logística, o poder aquisitivo da população e a concorrência com o comércio local como obstáculos para o sucesso dessas empresas no município. Outro ponto levantado por ele é o perfil do consumidor:

“Algumas grandes marcas chegam à cidade sem um estudo aprofundado sobre os hábitos de compra e as necessidades da população. O resultado é a dificuldade em atrair clientes e manter um faturamento sustentável”, explicou.
Outro tópico destacado por Cabral foi a dificuldade em encontrar mão de obra qualificada na cidade:
“Embora Campos possua universidades e centros de formação, muitas empresas encontram dificuldades em manter profissionais qualificados. Seja por falta de especialização em determinados segmentos ou pela migração de talentos para outros centros urbanos”, concluiu.