
Saúde é um tema que gera grande insatisfação da população de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, principalmente quando se trata de Unidade Básica de Sáude (UBS). As unidades fechadas prejudicam e causam revolta de moradores de diversos bairros. De acordo com a apuração da reportagem das 46 UBS que estavam fechadas no início do atual governo, 18 ainda continuam sem funcionar.

Durante as sessões na Câmara Municipal de Campos, é comum os vereadores reclamarem das condições das UBS em diversos bairros.
Moradores do Jóquei e Novo Jóquei, que preferem não se identificar, mostraram sua indignação com a situação

“Sou morador do Jóquei, toda vez que preciso de médico tenho que fazer um grande deslocamento. Pintaram a UBS e deixaram aqui abandonada”.

“A gente não está tendo atendimento de saúde. Lanço as perguntas, às mulheres gestantes que precisam pré natal, vão fazer aonde? As crianças que precisam ser vacinadas vão aonde? Precisamos de respostas”.
A reportagem do Manchete RJ entrou em contato com a Prefeitura de Campos, que afirmou que a UBS do Jóquei será reaberta. Porém, o Manchete RJ esteve no local e não encontrou nenhum tipo de obra

“A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) esclarece que a reabertura das Unidades Básicas de Saúde (UBS) está sendo realizadas de forma gradativa, respeitando os critérios da Atenção Primária, entre os quais estão a densidade demográfica e análise de distanciamento territorial das unidades já em funcionamento no município. Dentro dessa estratégia, a pasta informa que a UBS Jockey Club, situada na Rua Dr. Júlio Barcelos, está prevista para ser reaberta. As datas serão divulgadas oportunamente.
A Secretaria pediu para que os moradores de locais que tenham UBS’S fechadas vão para uma unidade mais próxima
“Informamos ainda que enquanto essas UBS’s não forem reabertas, a orientação é que a população busque o atendimento na unidade mais próxima”.