
Uma das obras mais aguardadas para o interior do Rio de Janeiro, a Ponte da Integração só deve ser inaugurada no ano que vem, mas sem uma data definida ainda.
Em um encontro com jornalistas nesta segunda-feira (11/12), no Palácio Laranjeiras, o governador do Rio, Cláudio Castro (PL), afirmou que havia uma expectativa de entregar a obra neste ano, mas o Tribunal de Contas do Estado (TCE/RJ) suspendeu a licitação dos acessos entre os municípios de São João da Barra e São Francisco de Itabapoana.
“A conselheira Marianna Willeman (TCE/RJ) suspendeu a licitação dos acessos. Nós estamos recorrendo para concluir a obra. A ideia é entregar tudo pronto em 2024. A ponte já está indo para o último vão depois de 40 anos. Terminei a ponte quase toda”, disse Castro.
Esperada há mais de 40 anos, a conclusão da obra foi promessa constante em várias gestões e já foi alvo de muitas críticas, como a inutilização dos pilares erguidos sobre o Rio Paraíba do Sul.
Com cerca de 17 metros de largura, a ponte tem 35 pilares e foi orçada em mais de R$ 124 milhões. Após inaugurada, a distância entre os dois municípios será encurtada em 80 quilômetros. A expectativa é de que a obra possa incrementar o escoamento de produção do polo de fruticultura e das usinas de cana-de-açúcar instaladas no Norte Fluminense. Além disso, vai facilitar o acesso de visitantes a diversas praias e hotéis-fazenda, impulsionando o fluxo turístico e gerando novos empregos e negócios no setor.