
Policiais militares identificaram uma degradação ambiental de uma área com mil metros quadrados, nesta segunda-feira (01), em Itaocara, no Noroeste Fluminense. A identificação foi feita a partir de uma informação de crime ambiental encaminhada pelo Linha Verde – programa do Disque Denúncia voltado para meio ambiente.
Segundo os agentes, com objetivo de averiguar a denúncia de barragem e desvio de curso de água, eles foram até a Estrada de Laranjais e Estrada Nova, na localidade São Félix, na zona rural, e, durante a fiscalização, observaram a construção de dois açudes com barragem, limpeza de curso de água e corte de árvores nativas de pequeno e médio porte, provavelmente com utilização de uma máquina retroescavadeira.
Ainda de acordo com os policiais, os materiais lenhosos foram amontoados em dois montes e o terreno apresenta área de pastagem e fragmentos de vegetação nativa, sendo uma área de preservação permanente. Diante dos fatos e com base nos artigos 48 e 60 da lei 9605/98 em conjunto com o artigo 4º da lei 12.651/12, os militares procederam à 135ª DP, onde a ocorrência foi registrada.
Para denunciar crimes ambientais ao Linha Verde, a população pode ligar 24 horas, sete dias da semana, para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado – técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App “Disque Denúncia RJ”. É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).