
Pesquisa Quaest divulgada nesta sexta-feira (22) aponta que 35% dos eleitores fluminenses têm intenção de votar em Eduardo Paes (PSD) para governador do Rio de Janeiro nas eleições de 2026.
O levantamento mostra que, na sequência, Rodrigo Bacellar (União) aparece com 9%, Washington Reis (MDB), tem 5%, Mônica Benício (PSOL), 4%, e Ítalo Marsili (Novo), 2%. Eleitores indecisos somaram 15% e branco, nulo e não vai votar, 30%.
Rodrigo Bacellar, presidente da Alerj, mostrou evolução nos números em comparação com a pesquisa do Instituto Prefab Future. Nos dados divulgados anteriormente, o campista aparecia na quarta colocação, com 4% das intenções de voto, atrás de nomes como Washington Reis e Wladimir Garotinho. Já na pesquisa divulgada nesta sexta-feira, ele mais que dobrou o percentual, ultrapassando Reis e Wladimir, que sequer apareceu na lista.
Veja os números:
Intenção de voto para governador em 2026:
Eduardo Paes (PSD): 35%
Rodrigo Bacellar (União): 9%
Washington Reis (MDB): 5%
Mônica Benício (PSOL): 4%
Ítalo Marsili (Novo): 2%
Indecisos: 15%
Branco/Nulo/Não vai votar: 30%
O levantamento foi contratado pela Genial Investimentos e feito entre os dias 13 a 17 de agosto. Foram ouvidos 1.404 eleitores do Rio de Janeiro com 16 anos ou mais, e a margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.
Segmentos
De acordo com a Quaest, Paes lidera entre todos os segmentos, mas a vantagem do prefeito do Rio é maior sobre os outros nomes entre os eleitores com 51 anos ou mais (39%); entre as pessoas com ensino superior incompleto (38%); entre pessoas com renda entre 2 e 5 salários mínimos (36%) e pessoas com renda superior a 5 salários mínimos (36%); e entre os católicos (44%).
Quaest: 43% aprovam governo Castro no RJ; 41% desaprovam
Pesquisa Quaest divulgada nesta sexta-feira (22) aponta que o governo Cláudio Castro (PL) é aprovado por 43% dos eleitores fluminenses e desaprovado por 41%. A margem de erro é de 3 pontos percentuais.
*Com informações do G1