
Erguido na década de 70 para ser a casa cultural do campista, o Palácio da Cultura completou, em 2024, uma marca que não há motivos para comemorar: são 10 anos fechado. O fechamento ocorreu em 2014, durante a gestão da prefeita Rosinha Garotinho. O prédio chegou a passar por reforma e foi entregue em 2020, durante o governo de Rafael Diniz, mas o atual prefeito, Wladimir Garotinho, optou por não retomar as atividades, iniciando uma nova obra, com previsão de entrega em 2025.
Em entrevista ao jornalista Arnaldo Neto, no Manchete Podcast, em 2023, a então presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), Auxiliadora Freitas, prometeu retomar as atividades do Palácio da Cultura no início de 2024. No entanto, a promessa não foi cumprida.
“Acho que no início do ano que vem, 2024. Tem que ser uma firma que vai dar celeridade a esta obra. Estamos em setembro, vamos ver se até o final de outubro esse processo licitatório já tenha terminado. Novembro começa (…) a gente pretende que lá para março esteja sendo disponibilizado esse espaço, com tudo pronto”, afirmou na época.
Uma placa no local sinaliza um orçamento de R$ 2,9 milhões para a obra que está sendo realizada atualmente. A previsão é de que as atividades sejam concluídas e o espaço seja reaberto em maio de 2025. Nos últimos anos, o Palácio vem sendo utilizado para alguns eventos esporádicos pela prefeitura, porém, permanece fechado para a população.