
O furto de cabos de energia é um crime que vem ganhando cada vez mais espaço nas páginas dos jornais de todo o Brasil, em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, não é diferente. A concessionária Enel Distribuição, afirmou que de janeiro a setembro de 2023 foram realizados 115 atendimentos de trocas de material envolvendo ocorrências relacionadas a este crime no município.
A prática vem causando uma enorme dor de cabeça para comerciantes e moradores de diferentes bairros, que em alguns momentos chegam a ficar sem luz devido aos furtos, além da instabilidade dos serviços de internet e telefonia. Nas redes sociais, a população reclama constantemente do prejuízo que a prática vem causando.
No dia 24 de outubro o Manchete RJ noticiou um caso na Rua Barão de Miracema, onde um furto de cabo de energia elétrica deixou o comércio das redondezas sem luz e o fio exposto atrapalhou quem circulava no local. Esse foi um de muitos casos que estão acontecendo em todo o Estado do Rio.
A reportagem entrou em contato com as delegacias do município para saber quantas pessoas foram presas por este crime em 2023, mas não obteve resposta. O Instituto de Segurança Pública-ISP não disponibiliza dados específicos com esse tipo de furto. Apenas a Enel forneceu os números.
Coordenador do Segurança Presente fala sobre onda de furtos
O Tenente Luciano Tavares, coordenador do Segurança Presente em Campos dos Goytacazes, explica a dinâmica das pessoas que costumam furtar este tipo de material.
“Por via de regra posso te afirmar que quem furta leva esse material, principalmente quando é cobre, vende para reciclagem. Ali pegam o dinheiro e sustentam o próprio vício em drogas. Mas tem também aquelas pessoas que furtam de uma maneira mais profissional, que fazem isso para fazer dinheiro”, contou.

Tavares reforça a importância das forças de segurança descobrir que são os receptadores dos cabos
“Seria importante também, aqui vai até uma sugestão, para os órgãos investigativos, alguma ação para tentar descobrir para onde esse material está sendo receptado. Geralmente acaba indo de forma ilegal para ferro velho e reciclagem. Não adianta nada a gente prender essas pessoas que furtam, pois a maioria não tem nada a perder ali. Temos que combater quem recebe. Vejo que é a principal forma de amenizar essa situação”.
O Tenente também explicou como o programa em que ele coordena vem atuando para combater este crime
“Não temos uma política específica para este tipo de crime, temos uma filosofia de própria de trabalho que é pautada na abordagem e proximidade. Essa questão do furto de fios de diversos materiais realmente vem trazendo uma grande dor de cabeça para as pessoas. Mas a maioria dele ocorre de madrugada, no horário que o programa não atua, atuamos de 7h às 22h. Então acabamos não presenciando muitos casos. Mas a gente vem buscando combater quando estamos atuando. Com a ajuda da população e a nossa inteligência combater este delito, nas últimas semanas recebemos algumas denúncias e conseguimos atuar e recuperar os fios furtados”, concluiu.
Enel se posiciona
Por meio de uma nota oficial a concessionária Enel Distribuição Rio afirmou que está utilizando a tática de substituir os cobre presente em seus cabos por alumínio, pois é um material que não rende tanto lucro para quem furta. Em 2023, o Norte Fluminense registrou 5.400 metros de cabos furtados até setembro deste ano. O volume é parecido com 2022 de acordo com a Enel.

Dor de cabeça para o comércio
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos (CDL) Edvar Freitas Chagas Júnior reforçou que esta prática vem prejudicando o comércio local e citou algumas medidas de seguranças que podem ser implantadas

“Tem locais no Brasil que um chip foi instalado nos fios para rastrear a rota do cabo quando o crime acontece. Eu acho que nós vamos ter que caminhar para tomar esse tipo de medida, não só Campos como o Brasil inteiro. O que também tem que ser feito é saber quem recebe, quem é o receptor desse fio. Se a gente conseguir fazer com que esse receptor também não possa mais receber esse material isso seria uma grande solução também”, sugeriu.
Canais de denúncias
Caso o consumidor presencie uma ação de furto de cabos, pode denunciar, de forma anônima, por meio do site (www.enel.com.br), pelo aplicativo Enel Rio ou pelo 0800 280 0120, ou ligar para a delegacia de sua respectiva cidade. Não é necessário se identificar.
A Subsecretaria de Iluminação Pública de Campos disponibilizou um número de celular (22) 98175-0931 para a população tirar dúvidas, fazer reclamações e realizar pedidos de troca de lâmpadas, entre outros. Além disso, também um número de contato através do Whatsapp (22) 9-81260880.
Nesta terça-feira (31) em Campos foi realizada uma operação em 11 ferros-velhos da cidade buscando fiscalizar se esses locais estão sendo receptores dos cabos frutos de furto.
*Nota da redação: A reportagem entrou em contato com a 134ª e 146ª DP’S em Campos, mas os representantes preferiram não falar sobre isso no momento. A Subsecretaria de Iluminação Pública, por meio da Prefeitura de Campos, também foi contactada, mas não respondeu aos questionamentos enviados.
VEJA MAIS
-
Suspeito de carbonizar estudante no Rio tem prisão temporária decretada
-
Conselheiros tutelares eleitos em Campos são afastados após denúncias
Siga o Manchete RJ no Instagram e fique por dentro de todas as notícias do Rio.