
Uma onda de calor chegou ao Rio de Janeiro nesta quinta-feira (14) e segue atingindo também outros 14 estados do país, além do Distrito Federal. A reportagem do Manchete RJ entrou em contato com o geógrafo climatologista, Carlos Augusto Alencar, para saber se o aumento de temperaturas acima da média também irá afetar o interior do estado, incluindo a cidade de Campos e região.
“A onda de calor que atinge o Rio de Janeiro não irá chegar no litoral do estado. Campos e outros municípios da região não serão afetados por ela. O que justifica isso, é que a massa equatorial continental, que vem da Amazônia e que está seca, se estende apenas aos municípios do estado do Rio que estão próximos a Minas Gerais. A partir dali, o vento úmido vindo do Atlântico ajuda a amenizar a temperatura.”, explicou Carlos Augusto.
Vale ressaltar que o termo “onda de calor” é usado quando há um aumento de temperatura de 5ºC com relação à média mensal.
Os turistas e moradores da cidade do Rio de Janeiro, devem lidar com temperaturas em torno de 39°C. As temperaturas máximas, principalmente durante o final de semana, podem se elevar significativamente.
Para se prevenir as pessoas devem se hidratar, utilizar protetor solar em nível alto (principalmente pessoas de pele clara), usar chapéu e sombrinha. Os maiores cuidados devem ser tomados pelas crianças e pelos idosos.