O Brasil está representado no Oscar 2026 mais uma vez, agora com O Agente Secreto (2025), indicado em quatro categorias. O longa brasileiro concorre às estatuetas de Melhor Filme, Melhor Elenco e Melhor Filme Internacional. Wagner Moura também foi indicado e concorre à estatueta na categoria de Melhor Ator.
A cerimônia será realizada na noite de 15 de março, com transmissão no canal oficial do Oscar no Youtube.
Com atuação prestigiada, Wagner Moura conquistou o prêmio de Melhor Ator em Filme de Drama no Globo de Ouro, no dia 11 de janeiro. Agora, na 98ª edição do Oscar, ele disputa o prêmio com Timothée Chalamet, Leonardo DiCaprio, Michael B. Jordan e Jesse Plemons.
O filme Apocalipse nos Trópicos, de Petra Costa, foi indicado na categoria Melhor Documentário, e trata sobre a união dos evangélicos à extrema direita na política brasileira. E na categoria Melhor Curta, o filme “Amarelo”, do cineasta André Saito, que traz como pano de fundo a Copa do Mundo de 1998 para tratar de identidade, xenofobia e racismo, é o representante brasileiro.
Em 2025, os brasileiros viveram emoção semelhante com a tripla indicação de Ainda Estou Aqui. A obra, dirigida por Walter Salles, levou a estatueta de Melhor Filme Internacional e concorreu nas categorias de Melhor Filme e melhor atriz, com indicação de Fernanda Torres.
Cinco longas-metragens brasileiros já disputaram o título de Melhor Filme Internacional: O Pagador de Promessas (1963), O Quatrilho (1996), O Que é Isso, Companheiro? (1998), Central do Brasil (1999) e Ainda Estou Aqui (2024).
*Com informações de O Brasil de Fato





