
Vivendo um mês em um dia — assim pode ser resumido o início do trabalho de Hermes Junior, novo técnico do Americano. Aos 47 anos e com vasta experiência no futebol carioca, e com Licença A do curso de treinadores da CBF, o novo comandante chega com uma missão árdua: recolocar o alvinegro na primeira divisão estadual. Em entrevista exclusiva ao Manchete RJ, ele falou sobre seus primeiros passos na planície goitacá.
Hermes iniciou os trabalhos na equipe campista nesta semana. Ele veio para substituir Marcelino Paraíba, que sequer chegou a estrear como técnico do Americano. Além da troca de comando, o clube também passou por mudanças na diretoria, após Tolentino Reis ser destituído da presidência, e no elenco, que havia sido montado pelo ex-mandatário.
As primeiras impressões do novo treinador quanto à estrutura e ao staff do clube são as melhores:
Para ser franco, fiquei bastante impressionado positivamente com o trabalho que a nova gestão vem realizando. Encontramos o clube organizado e estruturado. Aproveito para parabenizar o profissionalismo das pessoas que aqui estão. Estão trabalhando incansavelmente, vivendo o clube 24 horas por dia para nos proporcionar o ambiente necessário para fazermos um grande trabalho”, contou.
Elenco
Apesar das boas impressões, o Americano enfrenta um dilema. Faltando cerca de 40 dias para a estreia na Série A2 do Carioca (segunda divisão), o clube está remontando seu elenco. Ainda não foram oficializados os jogadores contratados pela gestão anterior que não serão aproveitados, mas já se sabe que a maioria será dispensada. Novas contratações também não foram anunciadas até o momento.
Hermes Júnior admite o atraso na preparação, mas afirma que o elenco será definido em breve:
Sabemos que estamos atrasados em relação às outras equipes, porém o clube passou por um período muito conturbado e encontramos muitos problemas para resolver. Estamos trabalhando incansavelmente para tentar resolver essas pendências antigas e seguir com nosso planejamento. Em relação ao elenco, estamos buscando jogadores que possam qualificar o grupo e nos permitir competir de igual para igual com as outras equipes, que começaram o planejamento mais cedo. Ainda não temos o elenco fechado, mas aos poucos estamos trazendo atletas com o perfil que buscamos para o Americano.”
Equipe competitiva e organizada
Ao ser questionado sobre seu estilo de jogo, o técnico foi direto: quer uma equipe competitiva e organizada, mas que saiba propor o jogo, independentemente do estádio.
Penso que, em primeiro lugar, precisamos de uma equipe competitiva. Um time que vá em busca dos três pontos, organizado, propondo o jogo, independentemente de jogar em casa ou fora. Claro, com estratégias bem definidas. Porém, o mais importante nessa divisão é somar os pontos que precisamos para atingir nosso maior objetivo, que é o acesso”, disse ao Manchete RJ.
Perfil de contratações
Em fase de reconstrução, Hermes, em conjunto com o Grupo Boston City e representantes do ex-jogador Felipe Melo, traçou um perfil para as contratações: a mescla entre juventude e experiência.
“Nosso pensamento é fazer uma mescla de jogadores mais experientes com apostas em atletas mais jovens e de grande potencial. Pela experiência que temos nessa divisão, sabemos que será uma das competições mais difíceis até hoje, com vários clubes tradicionais e camisas pesadas. Temos que buscar atletas que estejam acostumados com essa pressão, que saibam que estão vindo para um clube de muita tradição, com uma torcida apaixonada e uma camisa pesada”, detalhou.
Segunda divisão disputada
A Série A2 deste ano conta com equipes tradicionais e de peso no futebol carioca. Além do Americano, participam América, Bangu, Resende, Cabofriense, Olaria e Duque de Caxias. Para muitos, será uma das edições mais difíceis da história. Opinião compartilhada por Hermes:
“Vários clubes de tradição e camisas pesadas, muitos investindo alto, elencos de muita qualidade se formando… Será uma competição extremamente difícil. O Americano, infelizmente, vinha passando por diversos problemas que atrasaram nossa preparação. Porém, as pessoas que estão à frente do clube agora estão trabalhando incansavelmente para nos proporcionar as melhores condições, solucionar todos os problemas. São pessoas sérias, extremamente profissionais e competentes, que nos colocam em condições de brigar para sermos um dos favoritos ao acesso”, concluiu.
A segunda divisão do campeonato Carioca deve começar no dia 17 de maio, confira a tabela completa AQUI.