
O que vinha se desenhando se confirmou na noite de segunda-feira (31): Tolentino Reis foi destituído do cargo de presidente do Americano em uma assembleia geral de sócios do clube campista. Com 43 votos a favor da destituição, 1 contra, 1 em branco e 2 nulos, a maioria aprovou o relatório que apontava irregularidades na gestão administrativa.
A decisão teve efeito imediato e, conforme prevê o estatuto do Americano, Laila Póvoa, então vice-presidente, assumiu o comando do clube. A informação foi publicada pelo Blog do Viny Soares, hospedado no site do Manchete RJ.
Em contato com a reportagem nesta terça-feira (1º), Laila afirmou que agora o foco é alinhar os próximos passos junto às correntes internas do clube:
Hoje é um dia de reuniões com o Conselho. Após a decisão tomada ontem, estamos focados em resolver as questões do clube. Assim que essas reuniões forem concluídas, poderei falar sobre os próximos passos. Este é um momento muito importante para o Americano, e todas as decisões serão tomadas em conjunto ao longo da semana, sempre visando o melhor para o clube e os jogadores, especialmente com o Campeonato se aproximando”, destacou.
Mudanças no elenco
Ainda sob a gestão de Tolentino Reis, o Americano havia oficializado o elenco para a temporada de 2025, incluindo a contratação do técnico Marcelinho Paraíba.
No entanto, segundo apuração desta reportagem, haverá uma reformulação no grupo. Vagner Xavier, ex-presidente e membro do Conselho Deliberativo, afirmou que a nova diretoria pretende promover uma grande mudança no elenco:

A nossa ideia de futebol é diferente da ideia do Tolentino. A gente respeita, mas temos um conceito totalmente distinto. Vamos fazer um raio-X da situação do clube e dos jogadores contratados por ele, mas é muito provável que esses atletas não façam parte do nosso planejamento. Precisamos de jogadores mais qualificados e nosso objetivo é reformular o elenco para buscar o acesso”, explicou.
Vale lembrar que a Série A2 tem previsão de início para o começo de maio.
Walter descartado
O alvinegro vivia a expectativa da chegada do atacante Walter, ex-Fluminense, Porto (Portugal), Goiás e Internacional. No entanto, a negociação foi descartada pela nova diretoria.
Walter não vem mais. Ele já havia sinalizado isso em suas redes sociais, informando que não havia fechado com o clube e que não estava aberto a receber propostas. Além disso, entendemos que ele não se encaixa no perfil competitivo da Série A2, é um jogador mais voltado para marketing. Estamos buscando outro perfil de atletas e já temos negociações engatilhadas junto com a presidente”, afirmou Vagner Xavier.
SAF
Em dezembro, o Conselho Deliberativo do Americano aprovou a criação da SAF (Sociedade Anônima do Futebol). O maior interessado na aquisição era o ex-jogador Felipe Melo, junto ao grupo Boston City.
Renato Valentim, CEO do grupo, confirmou à reportagem que o interesse permanece e que as negociações estão em andamento:
O interesse existe e já estamos conversando”, revelou.
Apesar da declaração de Renato, internamente entende-se que o clube não deve falar sobre o assunto agora.
Silêncio de Tolentino
Diante de derrotas tanto no campo judicial quanto no clube, o agora ex-presidente Tolentino Reis adotou a lei do silêncio. A reportagem tenta contato com ele desde a última sexta-feira (28), sem sucesso. Além disso, Tolentino trancou suas redes sociais.