
Enquanto a embarcação CARO (IMO: 9446879) segue encalhada no mar em São João da Barra há mais de 20 dias, o desencalhe do navio está previsto para este mês, conforme informado pela Marinha do Brasil.
O navio transportava minério de ferro, saía do Porto do Açu quando encalhou com destino a Bahrein, na Ásia.
A reportagem do Manchete RJ entrou em contato com o comando do 1º Distrito Naval, da Marinha do Brasil, que informou que o Agente da Autoridade Marítima em São João da Barra participou das reuniões e orientou quanto ao cumprimento das Normas da Autoridade Marítima.
Conforme informado pela Marinha, duas empresas de salvamento foram contratadas e estão finalizando o Plano de Salvamento sob a orientação da MB.
CONFIRA PARTE DA NOTA:
“Nos próximos dias haverá uma reunião entre o representante do Navio, o INEA e a MB, com o propósito de estabelecer um Plano de Proteção ao meio ambiente. O desencalhe do navio está previsto para o mês de fevereiro, onde será realizado o alívio da carga, para a reflutuação do Navio encalhado. Até o presente momento, não há dano estrutural no navio ou poluição hídrica.”
Enquanto isso, o Porto do Açu continua operando normalmente, pelo fato de o navio ter encalhado fora do canal de acesso.
Um Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN) foi instaurado para apurar causas, circunstâncias e possíveis responsabilidades pelo ocorrido, mas ainda não foi concluído.
A Marinha ressalta que “incentiva e considera importante a participação da sociedade, que pode ser feita pelos telefones 185 (número para emergências marítimas e fluviais, além de pedidos de auxílio), (21) 2104-6119 e (21) 97515-7895 (diretamente com o Com1oDN, para outros assuntos, inclusive denúncias)”.