
A visita do presidente da República à cidade de Campos ocorreu há quatro meses, mas continua rendendo desdobramentos. O motorista Igor de Oliveira Rodrigues, que chamou Lula de “ladrão” durante a passagem da comitiva presidencial pela BR-101, foi intimado pela Justiça Federal. Um vídeo, registrado pelo próprio homem no momento do ocorrido, ganhou repercussão nacional e mostra ele sendo abordado por agentes da PRF.
Em contato com o Manchete RJ, Igor informou que foi intimado a comparecer à 2ª Vara Federal de Campos, no próximo dia 18 de setembro, para uma audiência destinada à proposta de transação penal — um procedimento que funciona como uma espécie de “acordo”, podendo encerrar o processo sem condenação. Normalmente, em casos como esse, penas alternativas são aplicadas, como prestação de serviços comunitários ou multa.
No entanto, ainda em contato com a equipe de reportagem, Igor deixou claro que não pretende pedir desculpas pelo ocorrido. Ele afirmou que não enxerga o caso como injúria, e sim como exercício da liberdade de expressão.
Após considerarem a atitude de Igor suspeita, os agentes da PRF chegaram a levá-lo para a delegacia de Campos, onde o caso foi registrado como injúria. Ele prestou depoimento e foi liberado.
À época, o jornal O Globo publicou que a Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom) afirmou que a comitiva presidencial foi surpreendida na BR-101, quando seguia em direção à universidade, por um carro trafegando pelo acostamento. A pasta também informou que a PF decidiu abordar o motorista por considerar a atitude “temerária”.
Ver essa foto no Instagram