
Um vídeo recebido pela reportagem do Manchete RJ na tarde desta terça-feira (02), mostra moradores do distrito de Serrinha, em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, solicitando a reabertura da Unidade Básica de Saúde (UBS) que, segundo os populares, está fechada há quatro anos.
“Aqui a criança e o adulto passam mal e não tem ninguém para socorrer. Às vezes uma pessoa tem um carro e não pode socorrer…já está até socorrendo outra pessoa. Um absurdo porque uma pessoa tem todos os direitos, está pagando imposto. Se o político está lá na Prefeitura é porque nós colocamos ele lá para fazer o que precisa ser feito. E aqui em Serrinha, ninguém lembra de nós. Abre quadra, abre tudo lá no Centro. E aqui, esquecido totalmente. Espero providência.”, disse uma moradora não identificada.
Com relação às providências para reabertura da UBS, uma outra moradora do distrito disse que até o momento apenas promessas foram feitas. Os populares destacam no vídeo a falta de ambulância e dizem que para receber um atendimento médico precisam percorrer um trajeto de 57 quilômetros até o Centro da cidade.
“Prometeram que ia reabrir e até agora nada. Hoje nós não temos nada. Estamos esquecidos e abandonados. Queremos uma providência imediata, porque a saúde não espera.“, disse outra moradora do distrito.
A reportagem do Manchete RJ entrou em contato com a Prefeitura de Campos, solicitando um posicionamento quanto a reabertura da UBS. Em nota, o poder público respondeu que “o processo de licitação está na fase final e a abertura dos envelopes acontecerá nesta primeira quinzena do mês para escolha da empresa que fará a reforma geral da unidade”.
Nenhuma data de previsão para reabertura da UBS foi divulgada.
Ainda durante o vídeo, os moradores de Serrinha também destacaram que o Destacamento de Polícia Ostensiva (DPO) do distrito está fechado. Também em contato com o Manchete RJ a Seção de Comunicação Social do 8BPM informou que o DPO de Serrinha não encontra-se desativado. Confira a nota:
“A Seção de Comunicação Social do 8BPM informa que o DPO de Serrinha não encontra-se desativado, contudo devido a aproximação do período de verão, foram realizados alguns ajustes operacionais, ficando o mesmo temporariamente sem um efetivo fixo. Contudo, cabe ressaltar que a região conta com o Policiamento da Equipe de Patrulha Rural, além da previsão de patrulhamento realizado com o efetivo do RAS (Regime Adicional de Serviço).”
ASSISTA O VÍDEO: