
A Polícia Civil do Rio de Janeiro deve ouvir nesta quarta-feira (14), o morador acusado de racismo por um segurança de um restaurante em Ipanema, na Zona Sul do Rio.
Aloysio Augusto da Costa, de 83 anos, deve prestar depoimento na 14ª DP (Leblon), na parte da manhã, onde vai responder aos questionamentos do inquérito policial de injúria racial.
No último fim de semana, o segurança Lucas Rodrigues Neves, de 22 anos, foi atacado com expressões racistas como “neguinho” e “favelado”. No vídeo gravado por testemunhas, Aloysio se irrita com Lucas por causa de um banco na calçada. Ele manda o funcionário retirar o banco do local, enquanto profere as ofensas racistas.
Em nota divulgada nas redes sociais, o restaurante Babbo Osteria afirmou que não tolera atitudes racistas e que fez dois registros contra Aloysio nos dias 15 de maio e 10 de junho. Ambos denunciando o morador por atos de discriminação contra funcionários do estabelecimento. O restaurante também disse que está tomando todas as medidas cabíveis para apoiar e proteger a vítima.
Nós tentamos localizar o morador que aparece nas imagens, mas não conseguimos.