
A metralhadora ponto 30, apreendida pelas Polícias Civil e Militar, nesta terça-feira (04/10), na Região Central do Rio, é considerada uma das mais letais do mundo e é muito usada em zonas de guerra.
De acordo com sites especializados, a arma é capaz de disparar até 600 tiros por minuto e tem um alcance de 3 mil metros. Usadas sobre tripés, as metralhadoras ponto 30 e ponto 50 têm potência para perfurar chapas de aço e blindagem de veículos, por isso são utilizadas em ações contra carros-fortes.
As metralhadoras são armas automáticas, projetadas para disparar tiros sucessivos a partir de um cinturão de munição e foram aperfeiçoadas durante a primeira e a segunda guerras mundiais.
Comprada na Europa e nos Estados Unidos, a metralhadora ponto 30 custa em torno de R$ 300 mil e chega às mãos de criminosos após entrar clandestinamente pelas fronteiras do Brasil.
Na manhã de terça (04), as Polícias Civil e Militar, através do serviço de inteligência, descobriram que bandidos estavam se movimentando do Complexo da Maré para comunidades da Região Central. Ao chegar no Complexo São Carlos, equipes apreenderam a metralhadora ponto 30, além de outras armas, munições e drogas. Durante a ação, dois suspeitos foram mortos.
A ação faz parte do reforço na segurança do Rio de Janeiro, que vai contar com o apoio do governo federal. O objetivo é identificar e prender criminosos que atuam no Complexo da Maré e que estão mobilizando até treinamento com táticas de enfrentamento às forças de segurança.