
Mais da metade dos candidatos a fazer parte da nova Guarda armada, da Prefeitura do Rio, foi reprovada no Teste de Aptidão Física (TAF). Dos 900 candidatos, divididos em duas turmas, apenas 393 foram considerados aptos.
O “RJ2”, da TV Globo, divulgou a informação. Nesta primeira seleção, estão elegíveis apenas integrantes da Guarda Municipal. Mas, até 2028, a previsão é ter até 4,2 mil agentes nas ruas mesclando os guardas com contratados temporários.
Apesar da grande quantidade de reprovados, o recém-nomeado diretor-geral do grupamento, cujo nome oficial é “Divisão de Elite da GM-Rio – Força Municipal”, Brenno Carnevale, disse que o cronograma para início do patrulhamento está mantido.
A ideia é que os primeiros guardas armados estejam nas ruas a partir do começo de 2026.
TAF da Guarda armada
O TAF da Guarda armada foi realizado na Vila Militar, em Deodoro, Zona Oeste do Rio. Homens tiveram de fazer três flexões na barra fixa em até 1 minuto; 36 flexões abdominais em até 1 minuto; e uma corrida de 2,4 km em até 12 minutos.
Já o teste para as mulheres, foi suspensão na barra fixa durante 8 segundos; 26 flexões abdominais em até 1 minuto; e uma corrida de 2 km em até 12 minutos.
*Com informações do TempoReal