
Um incêndio de grandes proporções no lixão em Teresópolis, na Região Serrana do Rio, espalhou uma densa fumaça tóxica pela cidade e prejudicou serviços importantes nesta segunda-feira (26).
De acordo com a prefeitura, o Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 05h08 para conter as chamas no aterro sanitário do Fischer, mas uma densa fumaça se formou rapidamente e provocou muitos transtornos ao longo de todo o dia.
Por causa da fumaça tóxica, 35 escolas e 18 creches foram fechadas, o que equivale a mais da metade das unidades municipais de ensino.
A baixa visibilidade também provocou o atraso de grande parte das viagens de ônibus, conforme informou a Viação Dedo de Deus.
Segundo a prefeitura, as unidades de saúde funcionaram normalmente e a população foi alertada a usar máscaras faciais até que fumaça se dissipe.
Prefeito diz que incêndio foi criminoso
Pelas redes sociais, o prefeito de Teresópolis Vinicius Claussen afirmou que as causas do incêndio serão apuradas. De acordo com o chefe do executivo, a ação que provocou reflexo em toda a cidade foi criminosa.
“Mandei investigar a causa desse incêndio, até porque é um incêndio criminoso e nós não podemos mais conviver com uma situação dessa em Teresópolis”, disse Vinicius Claussen.
Vídeo da fumaça que se espalhou pela cidade – Por Humberto Baddini: