A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) informou nesta segunda-feira (5) que, dos 198 presos das unidades prisionais de Campos beneficiados com a saída temporária de Natal, 19 não retornaram no prazo previsto, que se encerrou na última terça-feira (30). Os casos foram registrados pela Seap como evasões.
As unidades prisionais consideradas nos números são os presídios Carlos Tinoco da Fonseca, Dawton Crespo de Castro e Nilza da Silva Santos.
Em todo o Estado do Rio de Janeiro, 269 presos beneficiados com a Visita Periódica ao Lar (VPL) de Natal não retornaram às unidades prisionais dentro do prazo estabelecido. Ao todo, 1.868 detentos receberam o benefício. O número de evasões representa cerca de 14% do total de liberados. Entre os foragidos, cinco são considerados de alta periculosidade.
Segundo a SEAP, dos 269 fugitivos, 150 são ligados ao Comando Vermelho (CV), 46 declararam não ter vínculo com facções criminosas, 39 são associados ao Terceiro Comando Puro (TCP) e 23 à facção Amigo dos Amigos (ADA).





