
A localidade de Lagoa de Cima registrou o maior volume de chuva neste fim de semana, em Campos. Foram 42,4 milímetros contabilizados pela estação pluviométrica, segundo a Prefeitura. O grande volume de água fez a região ficar sem energia e bastante alagada, conforme mostram imagens enviadas à nossa equipe de reportagem (abaixo).



Ainda não há informações sobre o número de famílias isoladas na localidade. A Prefeitura informou que, em Conceição do Imbé, foram realizados atendimentos a 35 famílias, devido ao transbordo da Lagoa de Cima, que ocasionou a interdição de vários pontos da estrada, também causando a contaminação dos poços artesianos.
O Manchete RJ aguarda um posicionamento da Prefeitura de Campos sobre o número de famílias afetadas apenas em Lagoa de Cima, a localidade que registrou o maior volume de chuva nos últimos dois dias, e se algum trabalho está sendo feito no local. Ainda não houve respostas.
Além de sofrer com os alagamentos, Lagoa de Cima também foi impactada pela queda de energia. Em contato com o Manchete RJ, a Enel informou que as fortes chuvas e rajadas de vento impactaram o sistema da região. A distribuidora acionou imediatamente o seu plano de emergência e reforçou o número de equipes em campo. No momento, segundo a Enel, há equipes trabalhando para que os serviços sejam normalizados.
Outras localidades de Campos também foram afetadas. De acordo com a Prefeitura, em Serrinha, 50 famílias foram atendidas. Já em Conceição do Imbé, foram realizados atendimentos a 35 famílias. Em Santo Eduardo, três ocorrências foram registradas por alagamentos e um deslizamento de terra no trecho da Ponte Itabapoana. E em Ururaí, as equipes realizaram a remoção de uma família em área de risco.
Por sua vez, o Rio Paraíba do Sul amanheceu com uma cota de 8,29 metros em Campos na medição das 10h15 desta segunda-feira (06).
Segue o volume registrado no período em todas as estações ativas em Campos:
Morro do Coco: 40,8 mm
Baixa Grande: 6,2 mm
Serrinha: 15,8 mm
Pq. Cidade Luz: 39,4 mm
Farol de São Tomé: 4,2 mm
Lagoa de Cima: 42,4 mm
Lagoa do Campelo: 18,2 mm
Lagoa Feia: 18,8 mm
Ponte Barcelos Martins: 36,2 mm