
O Americano sofreu um duro golpe fora de campo na última quinta-feira (18). O Pleno do TJD-RJ condenou, por unanimidade, o clube por uma suposta escalação irregular durante um jogo da competição. A decisão fez o time perder 3 pontos na Série A2 do Campeonato Carioca e sair da zona de classificação para as semifinais, agora ocupada pelo Olaria. O clube irá recorrer da decisão.
Esse foi mais um episódio do fantasma dos tribunais que assombra o futebol campista, que, até então, vem sofrendo duras derrotas. O Goytacaz, maior rival do alvinegro, também acumula reveses marcantes fora das quatro linhas, como em 2012 e 2013. Um desses casos, contra o Quissamã, ficou marcado como uma das maiores batalhas judiciais do futebol carioca.
Hoje sim, hoje não
Na Série B de 2012, o Goytacaz ficou em terceiro lugar. Quissamã e Audax assumiram as primeiras posições e garantiram o acesso. No TJD-RJ, o Alvianil entrou com um recurso alegando que o clube quissamaense não havia apresentado o estádio em que mandaria suas partidas até o prazo limite.
O Goytacaz venceu o julgamento no TJD-RJ e, como terceiro colocado da Série B do Carioca em 2012, “herdou” a vaga. Semanas depois, o Quissamã recorreu ao Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e venceu por unanimidade, sendo recolocado na Série A. A decisão não permitia novo recurso.
Caso Talis
Em 2013, uma temporada após a batalha contra o Quissamã, o Goytacaz sofreu outro revés na Justiça, novamente por uma suposta escalação irregular. O zagueiro Talis foi expulso na partida contra o Bonsucesso, válida ainda pela décima rodada da Taça Santos Dumont, no dia 10 de abril. A decisão do TJD, que o suspendeu por dois jogos, saiu no dia 30 do mesmo mês.
Àquela altura, o zagueiro já havia cumprido suspensão automática no jogo contra o Mesquita, na última rodada do primeiro turno. Portanto, ele deveria ficar de fora de apenas mais uma partida. No entanto, o atleta foi escalado de forma irregular nos duelos contra o Angra dos Reis e o Sampaio Corrêa, nos dias 4 e 8 de maio, respectivamente.
O TJD-RJ puniu o Goytacaz com a perda de seis pontos na Série B do Campeonato Carioca, além de multa de R$ 1 mil. Após a decisão, o clube solicitou novo julgamento no Pleno do TJD-RJ, onde a pena foi mantida. O STJD também confirmou a punição.
Com isso, o Alvianil ficou fora do triangular final que definiria os times que iriam subir.