
Com o boom do futebol feminino nos últimos anos, novos talentos vêm aparecendo; entre eles está Yasmin Queiroz, 14 anos e natural de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. A defensora atualmente joga na Ferroviária, de Araraquara, em São Paulo, e vem empilhando títulos, entre eles a Libertadores da América sub-14.
“Minha paixão por futebol aflorou em 2014, após a derrota do Brasil para a Alemanha. A partir 2016 comecei a brincar mais de bola e em 2018 entrei em uma escolinha. Desde então fui construindo minha caminhada até chegar a Ferroviária” disse Yasmin Queiroz para o Manchete RJ.
Yasmin atua como zagueira e lateral-direita, e também é uma das capitãs do time paulista. Os primeiros passos da joia em Campos foram com oito anos de idade, em uma escolinha no Parque Leopoldina. Mas com um detalhe: como a cidade não tinha um núcleo para o futebol feminino, a zagueira jogava apenas contra os meninos.

A jovem chegou a uma das potências do futebol feminino em março de 2023, após se destacar em um torneio em Rio das Ostras, na Região dos Lagos, ela foi chamada para fazer um teste no clube de São Paulo, onde foi aprovada. Desde que começou a jogar pela Ferroviária, ela disputou sete títulos, e ganhou seis, sendo titular e capitã em algumas partidas.
O último, e até então mais importante, título de Yasmin Queiroz aconteceu no dia 3 de setembro. A Ferroviária bateu o Barcelona, do Equador, por 1 a 0 e sagrou-se campeã feminina do Torneio CONMEBOL Evolución (equivalente à Libertadores) sub-14. O título credencia a equipe de Araraquara a jogar o Mundial de Clubes na Espanha, em dezembro deste ano.

Confira os títulos de Yasmin desde que chegou à Ferroviária:
- Campeã Paulista sub-15 (2022)
- Campeã do Festival Paulista ‘Etapa Interior’ sub-14 (2022)
- Campeã do Festival Paulista sub-14 (2022)
- Campeã da Liga de Desenvolvimento sub-14 (2023)
- Campeã do Festival Paulista ‘etapa interior’ sub-14 (2023)
- Campeã da Conmebol Fiesta Evolución sub-14 (2023)
Com diversos títulos, Yasmin vem sendo reconhecida pela Ferroviária e também por outros clubes. Ela deve ganhar um novo contrato em breve, mas tem outros times monitorando a jovem
“Aqui na Ferroviária estou cada vez mais focada e venho conseguindo ganhar alguns títulos. Ainda esse ano devo assinar meu contrato de formação. Tenho proposta de outros clubes, mas eu quero ficar aqui pois tem a melhor categoria de base do futebol feminino no país”, revelou.
Homenagem na Câmara de Campos
Com destaque no futebol feminino em sua categoria, a talentosa jovem foi homenageada com uma Moção de Aplausos, proposta pelo vereador Maicon Cruz, na Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes, em dezembro de 2022.
