
O estudante João Victor Azevedo ganhou o 1º Prêmio Educação Transforma, na categoria “Aluno de ensino superior”, por desenvolver um aplicativo que visa auxiliar produtores de café na região. A entrega da premiação aconteceu nesta quarta-feira (31) no auditório da Fundenor. O evento é uma iniciativa do grupo Líder Fluminense em parceria com o Sebrae e visa premiar projetos empreendedores.
O jovem, que é estudante do curso de Sistemas de Informação do Instituto Federal Fluminense, Campus Centro, destaca a importância de receber a premiação.
Esse prêmio é o reconhecimento da dedicação e das iniciativas que desenvolvi, especialmente em projetos que visam melhorar a qualidade de vida e eficiência em áreas específicas da sociedade. A premiação não celebra somente os esforços individuais, mas também destaca as posturas empreendedoras e a importância de investir em soluções inovadoras para problemas reais da sociedade”, disse.
O aplicativo pelo qual o jovem foi premiado é o Cafetec, que auxilia os agricultores do norte e noroeste fluminense a gerenciar a produção de café. Ele facilita a administração e o acompanhamento da lavoura, oferecendo uma plataforma integrada para otimizar o cultivo e melhorar a produtividade, modelando fenômenos como precipitação e infiltração no solo.
O segundo software, que está em fase de elaboração, promete contribuir com a mobilidade urbana da cidade. Ele monitora em tempo real a localização dos ônibus e permite a participação dos usuários na sugestão de novas rotas. João Victor conta que a ideia deste segundo aplicativo surgiu após participar de um evento promovido pelo IMTT, onde o órgão destacou a necessidade de fiscalização dos ônibus e dos recursos que subsidiam o transporte público.
O professor do IFFluminense e membro do grupo Líder, Henrique da Hora, reavalia que premiar iniciativas inovadoras é uma forma de incentivar o desenvolvimento da pesquisa na sociedade.
Ficamos felizes em reconhecer o estudante João Victor como um exemplo a ser seguido. Quando ainda era aluno do curso técnico, sempre procurou atividades extracurriculares. É uma presença constante nas maratonas de inovação realizadas na região e foi contemplado no edital Nº 09/2022 do Polo de Inovação para ingresso na TEC Incubadora e fundou uma startup – a Cafetec”, expressa.
A votação ocorreu por número de comentários que mencionaram os perfis de estudantes que desenvolvem projetos empreendedores na publicação do grupo Líder no Instagram.