
O Ministério da Saúde divulgou nesta quinta-feira (25) a listagem das 521 cidades que irão iniciar a vacinação contra a dengue via Sistema Único de Saúde (SUS) a partir de fevereiro. No estado do Rio, 12 dos 92 municípios foram selecionados, nenhum é do interior. A lista completa pode ser acessada aqui.
Como publicado pelo colunista do Manchete RJ, Cleber Rodrigues, o boletim mais recente da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) revela uma preocupante aceleração nos casos de dengue no estado do Rio. Dados do Monitora RJ indicam que a SES-RJ recebeu 4.446 notificações de 1º a 16 de janeiro, quase alcançando o mesmo número de casos das primeiras 8 semanas de 2023. Uma média de 277 casos por dia.
Municípios contemplados
Segundo a listagem do Ministério da Saúde, as cidades fluminenses que receberão as doses da vacina são: Rio de Janeiro, Nilópolis, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, São João de Meriti, Itaguaí, Magé, Belford Roxo, Mesquita, Seropédica, Japeri e Queimados.
As regiões selecionadas atendem a três critérios: são formadas por municípios de grande porte, com mais de 100 mil habitantes; registram alta transmissão de dengue no período 2023-2024; e têm maior predominância do sorotipo DENV-2. Conforme a lista, 16 estados e o Distrito Federal têm cidades que preenchem os requisitos.
Vacinação
A pasta confirmou ainda que serão vacinadas crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que concentra maior número de hospitalizações por dengue. Os números mostram que, de janeiro de 2019 a novembro de 2023, o grupo respondeu por 16,4 mil hospitalizações, atrás apenas dos idosos, grupo para o qual a vacina não foi autorizada.
O esquema vacinal será composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas. O Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público. A Qdenga, produzida pelo laboratório Takeda, foi incorporada ao SUS em dezembro do ano passado, após análise da Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologias no SUS (Conitec).
*Com informações da Agência Brasil