
O Processo de Eleições Diretas (PED) 2025 do PT terminou com polêmica em Campos. A chapa vencedora, que tem Danilo Dutra como novo presidente eleito, é acusada pelo candidato Jefferson Azevedo de abuso de poder econômico. A denúncia se refere ao uso de um ônibus que, segundo Jefferson, teria sido alugado para transportar eleitores de Danilo ao Sindicato dos Trabalhadores em Saneamento, local onde a votação foi realizada neste domingo (6). (Vídeo ao final da matéria)
Em contato com o Manchete RJ, Jefferson informou que já entrou com um recurso solicitando a anulação dos votos da chapa vencedora, bem como a candidatura de Danilo Dutra. Agora, cabe à Direção Nacional do PT decidir sobre o caso.
“Foi registrada prova material, lavrada em ata, de um vídeo onde é possível ver um ônibus transportando passageiros da referida chapa e candidato para a votação do PED, em flagrante desrespeito ao regulamento do processo eleitoral. O vídeo foi disponibilizado para os fiscais, para a mesa e para a comissão eleitoral, que reconheceram o flagrante delito”, afirmou o candidato derrotado.
Ainda segundo Jefferson Azevedo, não existe um prazo definido para a resposta ao recurso. No entanto, ele explicou que a homologação do resultado só ocorre após a análise final do processo, que ele acredita durar entre 30 e 60 dias. O Manchete RJ solicitou um posicionamento da Direção Nacional do PT, mas ainda não obteve resposta.
A chapa encabeçada por Danilo Dutra venceu a eleição com 351 votos, contra 217 de Jefferson. Foram, ao todo, 568 votos válidos. Em nota, Danilo agradeceu os filiados e disse que o processo foi limpo e democrático.
