
A reunião também teve a presença dos secretários das polícias Militar e Civil, da Secretaria de Administração Penitenciária e do procurador-geral do Estado. O encontro marcou o início de um trabalho conjunto entre governo e Ministério Público para formular uma lista de detentos para serem enviados para presídios federais.
“Começamos a conversar também sobre a possibilidade de transferência de lideranças [criminosas] para presídios federais. Essa lista será feita em conjunto pelas forças estaduais e promotores e procuradores que trabalham nessa área”, adiantou Castro.
As equipes começarão a trabalhar a partir desta quarta-feira (11) na escolha de nomes com as condutas individualizadas para aumentar as chances da Justiça autorizar as transferências.
Balanço da reunião
O procurador-geral de Justiça do Rio, Luciano Mattos, afirmou que o foco do Ministério Público é a segurança pública. “Nossa prioridade é segurança pública aqui no Ministério Público do Rio de Janeiro. Não só na investigação penal, mas também atuando com vários outros temas, fazendo nesse primeiro momento a asfixia, o enfrentamento à questão financeira dessas organizações”, afirmou Mattos.
Castro disse, ainda, que o principal intuito é ‘combater as máfias’ que atuam no estado. “A ideia aqui era fazer um balanço das operações policiais e olhar os próximos passos. Ver como a gente pode, integradamente, combater essas máfias. Poder colocar na cadeia quem tiver que colocar e desarticular essas organizações”, disse o governador.
*Com informações do O Dia
VEJA MAIS
Siga o Manchete RJ no Instagram e fique por dentro de todas as notícias do Rio.