Natural da cidade de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, o goleiro Raphael Nunes retornou aos treinamentos pelo Flamengo. Ele foi diagnosticado com um tumor maligno no testículo e fez três meses de quimioterapia (entre outubro e dezembro) até voltar às atividades de forma gradual.
Na reapresentação na última segunda, Raphael recebeu o “ok” do departamento médico e iniciou o processo de transição no centro de treinamento. Agora, o próximo passo é ir para o gramado e, depois, ser integrado para as atividades com o elenco sub-20.
No período do tratamento, Raphael marcou presença no Ninho em algumas semanas para manter a forma física na academia.
Diagnóstico
Conforme publicado pelo Manchete RJ, o diagnóstico do câncer veio logo após um torneio do sub-18 que aconteceu na Croácia e na República Tcheca, em julho do ano passado. No treino antes de embarcar, Raphael levou uma bolada no local e tratou como uma situação rotineira na vida de um goleiro.
A dor foi considerada comum, desapareceu logo depois, e o jogador continuou as atividades normalmente. Já na Croácia, cerca de cinco dias depois, ele notou um inchaço durante o banho e procurou o departamento médico do Flamengo, que iniciou o acompanhamento. Assim que a delegação chegou ao Brasil, o campista fez vários exames para tentar identificar o que seria. Após análises, foi descoberto o tumor.
As sessões de quimioterapia começaram no mês de outubro e se estenderam até dezembro – com intervalo de duas semanas entre cada uma. Com o tratamento, o goleiro decidiu raspar logo o cabelo, com a ajuda do volante Khauan Schlickman, também da base rubro-negra.
Raphael chegou ao Flamengo em maio de 2021, após uma passagem de destaque no Cruzeiro, e assinou contrato até janeiro de 2026. Em setembro de 2022, ele fez o seu primeiro treinamento junto ao elenco principal e, na época, publicou um registro ao lado do goleiro Santos.
*Com informações do ge