Um vídeo que circula nas redes sociais mostra a ação de dois guardas municipais fiscalizando veículos que estariam estacionados em vagas irregulares dentro de um supermarcado, em Campos. Rapidamente, as imagens viralizaram e chamaram atenção da população campista. Muitos se questionaram se a atitude está correta, e o Manchete RJ foi buscar saber.
Em contato com a Prefeitura de Campos, nossa equipe de reportagem obteve a resposta de que a fiscalização de trânsito pode ocorrer em estacionamentos privados de uso coletivo, como shoppings, supermercados e bancos. Ainda de acordo com o poder executivo, no vídeo que viralizou nas redes sociais, houve uma solicitação da população para verificação de veículos estacionados nas vagas de Idoso e Deficientes.
Confira a nota na íntegra:
A fiscalização de trânsito pode ocorrer em estacionamentos privados de uso coletivo, como shoppings, supermercados e bancos.
De acordo com o art. 2 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), no parágrafo único, “são consideradas vias terrestres as praias abertas à circulação pública, as vias internas pertencentes aos condomínios constituídos por unidades autônomas e as vias e áreas de estacionamento de estabelecimentos privados de uso coletivo”.
No fato em questão, houve solicitação por parte da população para a verificação de veículos estacionados nas vagas de Idoso e Deficientes, solicitação registrada as 10h06min.”