
Nasce nesta terça-feira (29), em evento em Brasília, a federação entre o União Brasil e o Progressistas (PP). A “superfederação” se chamará União Progressistas. O anúncio será realizado no Salão Nobre da Câmara dos Deputados.
A oficialização da aliança ocorre após meses de negociações entre os presidentes do União Brasil, Antonio Rueda, e do PP, Ciro Nogueira. Ambos farão uma co-presidência da federação até o final deste ano. Em janeiro de 2026, o grupo deve escolher um novo presidente.
Instituído pelo Congresso Nacional em 2021, o modelo de federação partidária permite que os partidos atuem de forma unificada em todo o país, funcionando como uma única agremiação por quatro anos.
No Rio de Janeiro, o União Progressistas terá nomes como o presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar, os deputados federais Dr. Luizinho e Marcelo Queiroz, além de prefeitos como Wladimir Garotinho, de Campos dos Goytacazes, Geane Vincler, de Cardoso Moreira, Marcelo Batista, de Quissamã, e Carla Caputi, de São João da Barra.
Nome para Governador
Segundo a jornalista Berenice Seara, já ficou acertado que, no Estado, o comando da federação será dividido entre Dr. Luizinho e Rueda, que será candidato a deputado federal pelo Rio com o nome “Tony Rueda”.
Também está alinhado que o candidato a governador da federação será o presidente da Assembleia Legislativa, Rodrigo Bacellar (União), caso ele aceite a empreitada.