
Diversos funcionários de três hospitais filantrópicos de Campos — Beneficência Portuguesa, Santa Casa de Misericórdia e Hospital Plantadores de Cana — alegam estar com o salário referente ao mês de dezembro atrasado. Cerca de um mês depois do prazo em que o pagamento deveria ter sido feito, os profissionais afirmam estar sem respostas, e alguns já ameaçam greve para iniciar na próxima segunda-feira (22).
De acordo com uma funcionária da Santa Casa, que preferiu não se identificar, a direção do hospital justifica o atraso dizendo que a Prefeitura ainda não efetuou o pagamento dos repasses, o que resultou no atraso dos salários dos profissionais.
Nossa equipe de reportagem também apurou que os hospitais estariam aguardando o município abrir o orçamento de 2025 para receber os repasses federais e municipais, possibilitando o pagamento dos salários. O Manchete RJ entrou em contato com a Prefeitura de Campos na tarde desta terça-feira (21), questionando se os pagamentos de recursos às referidas unidades estão em dia. Ainda não houve retorno.
Também entramos em contato com a assessoria do Hospital Plantadores de Cana, mas também não houve respostas até o momento da publicação desta matéria.
O Manchete RJ não conseguiu contato com o Hospital Beneficência Portuguesa e com a Santa Casa de Misirecórdia de Campos. Na primeira unidade citada, inclusive, uma funcionária alega que os profissionais ainda não receberam o pagamento do 13º.
Veja abaixo algumas reclamações de profissionais dos hospitais filantrópicos, enviadas à nossa equipe:
Se faltamos, somos cobrados e pagamos por isso com desconto no nosso salário.”
Se os funcionários fizerem greve, o hospital vem abaixo.”
Um absurdo. Desumano. Não é possível que tenhamos que mendigar pelo salário que é nosso direito.”