
Moradores que passavam pela praia de Grussaí na manhã deste sábado (6) se depararam com uma cena atípica: um filhote de baleia encalhado na areia da beira-mar. Imediatamente, ao perceberem o problema, as primeiras pessoas começaram a se mobilizar e acionaram o poder público para tentar salvar a vida do animal.
Uma força-tarefa foi montada entre a Secretaria de Meio Ambiente de São João da Barra e outros órgãos da Prefeitura, em conjunto com os populares que marcaram presença no local. A intenção inicial era manter o animal hidratado até a chegada de especialistas e dos responsáveis pelo monitoramento da baleia, do Instituto BW.
Inicialmente o animal estava com vida e resistia enquanto recebia ajuda. Mas horas depois ele não resistiu e morreu na beira-mar.
Em nota enviada ao Manchete RJ, o Instituto BW confirmou que um filhote de baleia-jubarte foi encontrado encalhado com vida na manhã deste sábado (6), na praia de Grussaí. Equipes do próprio Instituto e do GEMM-Lagos prestaram os primeiros socorros seguindo os protocolos técnicos, mas o animal, com 3,9 metros de comprimento, não resistiu. Uma necropsia será realizada para identificar as causas do encalhe e da morte.
Ainda segundo o Instituto, o encalhe pode estar relacionado à migração natural da espécie rumo a águas tropicais, onde as baleias se reproduzem e os filhotes se desenvolvem. A população de jubartes, que já esteve ameaçada pela caça, hoje passa de 25 mil indivíduos, mas ainda sofre com ameaças naturais e humanas, como a poluição dos mares.
“Agradecemos à comunidade local e aos órgãos municipais pela colaboração, respeito às orientações da equipe e por todo auxílio durante o momento do encalhe, contribuindo para a condução segura e ética dos procedimentos”, comunicou o Instituto.
Ver essa foto no Instagram