A direção estadual da Federação PSOL-Rede decidiu, no último dia 6, destituir a direção municipal que unia os dois partidos em Campos. Uma comissão interina foi instaurada e será presidida pelo atual presidente do PSOL, Vanderson Gama.
A decisão foi motivada após a enfermeira Vanessa Gomes ser registrada como vice na chapa de Fabrício Lírio, contrariando a vontade do diretório do PSOL, que havia aprovado o apoio ao candidato do PT, Professor Jeferson. A decisão também aponta que houve a exclusão dos candidatos do PSOL da propaganda eleitoral na TV.
O documento menciona ainda que o tempo de TV deve ser dividido igualmente entre os partidos, e que a intervenção foi necessária para assegurar a coerência e a unidade das decisões estratégicas da Federação. O presidente estadual do PSOL, Flávio Serafini, afirmou que a Rede descumpriu, por diversas vezes, os acordos firmados.
Tentamos várias vezes chegar a acordos com o porta-voz municipal da Rede, na cidade. Quando conseguimos, eles eram descumpridos logo em seguida. Não nos restou outra alternativa além da intervenção. Esperamos que agora o funcionamento democrático da Federação seja restabelecido”, declarou Flávio Serafini, presidente estadual do PSOL.