
No último sábado (6) o prefeito Wladimir Garotinho publicou uma foto onde aparece ao lado de Tolentino Reis, novo presidente do Americano. Mas o que chama a atenção, além do encontro, foi a empresa que estava localizada no espaço de patrocínio master do clube campista, a Mubadala Investmeny Company.

A Mubadala é um dos principais fundos soberanos de investimento do Emirados Árabes Unidos. Segundo informações coletadas do site da empresa, o fundo possui um valor total dos ativos de 276 bilhões de dólares, e vem expandindo os negócios em diversos setores em todo mundo.
Os Emirados Árabes são administrados por um governo federal e governos locais dos sete emirados. Seus poderes e funções são definidos pela Constituição. O Presidente da Federação é eleito por um órgão conhecido como Conselho Supremo de Governantes. A falta de autonomia do povo e as restrições para as mulheres são apontadas por muitos como práticas ditatoriais.
Sportswashing
O CEO da Mubadala Company, é Khaldoon Al Mubarak, presidente do Manchester City, uma potência mundial que faz parte do City Football Group, grupo gerido pelo fundo soberano de Abu Dhabi (Capital dos Emirados Árabes) que tem diversos clubes espalhados pelo mundo. No Brasil, a SAF do Bahia foi comprada pela empresa em 2023.

O grupo é acusado de fazer sportswashing, utilizando o esporte para passar uma boa imagem perante o público para poder investir em outras camadas sem julgamentos.
Sportswashing: De forma geral, é o uso do esporte como forma de melhorar a imagem pública de uma pessoa, grupo ou Estado, desviando a atenção de questões controversas ou negativas.
Entrada no Brasil
A empresa chegou no Brasil com a Mubadala Capital em 2012 para investir em commodities do então bilionário Eike Batista. O CEO da Mudabala no Brasil, Oscar Fahlgren, afirmou em outubro de 2023 que já foi investido mais de 5 bilhões de dólares no país, e a meta é investir 1 bilhão de dólares por ano.

O portfólio da Mubadala no Brasil inclui a rodovia pedagiada Rota das Bandeiras, em São Paulo, e a produtora de etanol Atvos, ambas adquiridas da Novonor, antiga Odebrecht. O grupo também é proprietário da Acelen, holding de energia da Mubadala Capital criada para administrar a primeira refinaria privatizada do país, Mataripe (BA), que foi arrematada por 1,8 bilhão de dólares pela empresa em 2021.
Negócios pelo mundo
No portfólio mundial da Mubadala, estão incluídas empresas globais da indústria em setores como aeroespacial, agronegócio, TIC, semicondutores, metais e mineração, tecnologia farmacêutica e médica, energia renovável e serviços públicos, além do gerenciamento de diversas holdings financeiras.
Futebol brasileiro

A Mubadala Capital tem como próximo foco entrar no futebol brasileiro. O fundo de investimento está de olho na Libra, liga independente de clubes do país. E já negocia um contrato de exclusividade para a ter a venda de direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro a partir de 2025. A proposta gira em torno de R$ 1,4 bilhão. O jornalista Rodrigo Matos afirma que que o fundo já antecipou R$ 90 milhões para os clubes que fazem parte do conglomerado.
Parceria com o Americano
A reportagem do Manchete RJ entrou em contato com o Americano para saber mais informações sobre essa parceria, mas o clube preferiu não dar detalhes. Apenas limitou-se a falar que “está finalizando as questões burocráticas do conselho e após as documentações serem aprovadas, nomes poderão ser divulgados”.