
Uma exigência, prevista em edital, para o exame de vista dos candidatos aprovados no concurso da Guarda Municipal de Campos vem gerando bastante polêmica nos últimos dias. Caso não cumpram os requisitos, está prevista a eliminação do certame, mesmo já tendo passado na prova objetiva e no Teste de Aptidão Física (TAF). O edital completo pode ser checado clicando AQUI.
O vereador Rogério Mattoso (União) anunciou em suas redes sociais na última segunda-feira (4) que enviou para o gabinete do prefeito Wladimir Garotinho uma solicitação que pede para que a exigência seja excluída do edital, pois uma possível eliminação por esse motivo é “desarrazoada e desproporcional”.

A polêmica
Após serem aprovados na prova objetiva e no TAF, os candidatos agora terão que fazer uma bateria de exames e entre eles está incluso o oftalmológico, que pede a acuidade visual. Nesta fase, os aprovados terão que custear a avaliação do próprio bolso.
O item “avaliação de cada olho separadamente sendo exigida uma acuidade visual em ambos os olhos sem correção 20/30 e acuidade visual em ambos os olhos com correção 20/20, ou melhor” vem gerando diversas reclamações.

A reportagem do Manchete RJ conversou com um candidato, que preferiu não se identificar, e ele explicou que no exame de acuidade visual são letras que a pessoa tem que enxergar separadamente a seis metros de distância, mas com as exigências do edital, quem utiliza óculos está sendo prejudicado.
“20/30 é uma letra bem pequena para ver com cada olho e o edital exige que seja sem correção, ou seja, sem óculos. Já o 20/20 é menor ainda, porém, é permitido fazer com óculos. Para quem usa é tranquilo, já o 20/30 para quem usa é praticamente impossível ver sem os óculos. Eu enxergo isso como uma discriminação. É basicamente falar que não querem aprovar quem usa óculos”, desabafou.
A reportagem entrou em contato com o Instituto Consulplan, responsável pela organização do concurso para a Guarda Civil Municipal, para esclarecer os questionamentos, mas até a publicação desta reportagem, não obteve resposta.