
Um estudo do Centro de Operações Rio (COR) identificou um aumento na ocorrência de chuvas consideradas muito fortes na cidade do Rio de Janeiro nos últimos 14 anos.
Os dados do Alerta Rio, que é o sistema meteorológico da Prefeitura do Rio, levam em consideração os meses de dezembro a abril, período mais chuvoso na Região Sudeste.
De acordo com o levantamento, foram identificados 175 dias de chuva com volume acima de 50,1 milímetros no período de uma hora desde 1997, que marca o início da série histórica. Deste total, 101 dias com chuva muito forte foram registrados a partir de 2010.
“O aquecimento global está dentro dessas mudanças climáticas, podemos considerar como uma das causas desse fenômeno”, destacou a meteorologista Carolina Ferreira, que participou do estudo.
Colaboração internacional
A pesquisa acontece com a colaboração de membros da Universidade de Columbia, dos Estados Unidos.
Entre os anos de 1997 a 2009, apenas o ano de 1998 contou com mais de 10 dias com registro de chuva muito forte. Naquele ano, foram 13 dias com mais de 50,1 mm. Já entre 2010 e 2023, cinco anos ultrapassaram esse limite.
O verão 2023 atingiu o 4º maior acumulado da série histórica para o mês de fevereiro: 222,4 mm.
As informações coletadas na pesquisa foram retiradas das 33 estações meteorológicas da cidade do Rio, usadas para a medição de precipitações.
O COR é usado para reunir informações do Sistema Alerta Rio e de vários órgãos da Prefeitura do Rio, em busca de respostas mais rápidas para situações como bolsões d’água e demandas da Defesa Civil, por exemplo.
“Nosso desafio é colocar inteligência sobre esses dados e encontrar sempre a melhor solução para os problemas que a cidade, um verdadeiro organismo vivo. Além disso, o uso da inteligência artificial, uma tendência mundial, vai nos auxiliar muito no cotidiano”, disse Marcus Belchior, chefe-executivo do Centro de Operações.
A pesquisadora Carolina Ferreira destacou que o estudo segue em busca de padrões e informações que ajudem o poder municipal a mapear e atuar na cidade em caso de incidência de chuva forte.